O que é robotica Educacional e o que ele pode oferecer ?

Posted by Voltz on January 22nd, 2021

Na robótica educacional mesclamos ambientes de aprendizagens que reúnem materiais não estruturados e ou kits de montagem. Esses kits são compostos por diversas peças, motores, sensores, controlados por uma placa com software que permite programar o funcionamento dos modelos montados. Ambos garantem ao aluno a oportunidade de desenvolver sua criatividade com a montagem de seu próprio projeto. Inicialmente pensavamos que seria como um hobby, mas ele se encantou e se pudesse teria aula de robótica todos os dias. Para nós, é muito interessante, pois agrega várias outras situações boas, como socialização, conhecimentos gerais, etc. Uma escola de ensino regular, que tenha em sua grade algum dia com aula de robótica é a minha melhor opção de escola para ele no ensino fundamental.

O que se estuda em robótica?

“Assim ele vai trabalhar isolado e é importante que os docentes tenham contato para explorar a interdisciplinaridade e trocar experiências”, defende. A Robótica Educacional é uma metodologia de ensino que tem como objetivo estimular o aluno a investigar e materializar os conceitos aprendidos no conteúdo curricular.

“Levamos para o evento uma esteira seletora para a separação do lixo, uma compactadora de copinhos, um carro coletor de lixo com mecanismo de varredura, separação e sucção de lixo para depósito em caçamba e uma garra para coleta de sacos plásticos e latas”, conta a docente. A tecnologia não pode ser trabalhada de forma isolada, pois ela precisa contribuir para o desenvolvimento dos conceitos estudados nas outras disciplinas. Por isso, é importante que a multidisciplinaridade seja estimulada por meio dos conteúdos utilizados nas aulas de robótica. Ao colocar os alunos em contato com a linguagem de programação, a necessidade de pensar de forma estruturada e lógica é estimulada. Se não houver ligação entre as iniciativas necessárias para a resolução de um problema, os estudantes ficarão perdidos e não terão um bom rendimento, pois, sem essa organização, a possibilidade de ter sucesso nos projetos diminui. Como dissemos, alguns têm facilidade em aprender com conteúdos mais diretos, como português e matemática, enquanto outros conseguem se destacar nas disciplinas artísticas, por exemplo.

Para que serve a robótica?

Em consonância com os avanços das profissões do futuro, a robótica na educação consegue impactar positivamente a turma, favorecendo diversos setores, inclusive, os que dizem respeito ao mercado de trabalho e à vida profissional. Isso porque ela auxilia na superação de limitações de comunicação, fazendo com que os alunos consigam desenvolver aspectos ligados ao planejamento, execução e avaliação final do que foi ensinado. "Eu acompanho meu filho na robótica e estou muito feliz. O contato dele com os desafios propostos tem aumentado sua criatividade e atenção. Percebo também que ele tem trabalhado melhor em grupo. Com certeza é muito bom saber que a escola do meu filho usa a tecnologia desse jeito." Despertar a criatividade e alimentar esse espírito inventivo é um dos maiores benefícios da robótica adotada desde cedo em ambientes de aprendizagem. A habilidade de identificar e resolver questões e solucionar problemas será útil para a vida toda.

A robótica educacional também influi no aprendizado de disciplinas das ciências humanas e aprimora a expressão de conceitos, a interpretação de texto e a escrita. O aluno que aprende a ordenar melhor suas ideias e pensamentos passa a estruturar com mais fluência um texto. A programação e a robótica fazem o aluno desenvolver o lobo esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico, importante para inúmeras situações, inclusive o aprendizado de matemática, geometria, física e química. A internet, cada dia mais acessível móvel e presente na vida cotidiana, têm refletido nas escolas. Criar situações de pertencimento e dar voz aos alunos é permitir autonomia para que participem ativamente da criação do seu conhecimento.

10 páginas principais grupos do Facebook sobre robótica

Isso se dá pela mudança na Base Nacional Comum Curricular , que age por força de lei e exige que escolas públicas e particulares se enquadrem às novas exigências. Ou seja, se em um projeto educacional o aluno não cria, constrói e programa seus próprios objetos de estudo este projeto não pode ser considerado robótica educacional, uma vez que tal projeto fere os princípio defendidos por Seymour Papert e de outros pesquisadores da área. Estas eram ideias muito além de seu tempo, na época os computadores ainda custavam dezenas de milhares de dólares. No entanto, Papert previu que os computadores acabariam tornando-se acessíveis a todos, inclusive para as crianças. Ele procurava estabelecer os fundamentos intelectuais sobre como a computação poderia transformar a maneira como as crianças aprendem. Nos anos seguintes, Papert criou os conceito do Construcionismo e desenvolveu a linguagem de programação de computadores LOGO. Este conceitos estão descritos em seu livro “Mindstorms – Children, computers and Powerful Ideas”, publicado em 1980.

Por essa diversidade, é fundamental que os colégios proporcionem diferentes formas de aprendizado. Isso permite que mais alunos sejam alcançados de maneira eficiente, aumentando o potencial de cada um e trazendo mais qualidade ao ensino. Porém, para que o aluno seja o agente de sua construção do conhecimento, é preciso recorrer ao que chamamos de metodologias ativas. Esse tipo de abordagem coloca os estudantes em posturas ativas durante as aulas, tornando-os protagonistas na criação do conhecimento.

Um mundo complexo e repleto de desafios requer pessoas com iniciativa, que consigam buscar soluções de modo dinâmico e criativo e que sejam capazes de utilizar seus conhecimentos e habilidades para criar novas oportunidades. Pensando nisso, a Robomind, por meio da Robótica Educacional, oportuniza experiências de aprendizagem que efetivamente contribuem para o desenvolvimento acadêmico, social e cognitivo de seus alunos. Cada aluno tem seu próprio ritmo, habilidades e dificuldades de aprendizagem e a tecnologia é um ótimo meio para respeitar essas diferenças. Com os ecossistemas adaptativos da linha Aprimora, os alunos sentem-se mais motivados e os professores acompanham de perto o desempenho de cada aluno. No Centro Educacional Casulo, por exemplo, localizado em Rio das Ostras – RJ, a robótica educacional é presente desde 2010.

Como estudar robótica?

As crianças e adolescentes, a partir da robótica, se familiarizam rapidamente com números e novas palavras e aprendem a raciocinar com mais precisão, manifestando maior compreensão de novos conceitos em qualquer área do conhecimento. Com essa ferramenta aliamos suas caracteristicas lúdicas a componentes curriculares como matemática, português, biologia, história e geografia. Aulas dinâmicas com foco na conversação que permitem desde a primeira aula a prática oral sobre os assuntos aprendidos.

A Roboeduc proporciona aos meus filhos um espaço para desenvolver habilidades e a criatividade que é raro nas escolas. O mais novo que participa do clubinho aprende a resolver problemas e criar soluções e se sente empolgado em participar das atividades. O mais velho nunca teve dificuldades na escola e na RoboEduc ele teve a chance de participar de atividades desafiadoras que ele adora. Além disso, acessando o Portal do Aluno Microlins, os alunos fazem atividades online para que possam praticar o que foi aprendido em sala de aula através de jogos, exercícios de áudio e escrita. O material didático permite que os alunos acessem os conteúdos de áudio através da caneta English Pen, podendo assim praticar os exercícios de listening onde estiverem, isso sem contar os exercícios propostos em sala de aula. A English Pen possui uma tecnologia moderna para auxiliar os alunos na pratica da pronúncia e na compreensão auditiva.

Como é utilizada a robótica na indústria?

Alguns exemplos disso são os robôs que exploram locais de difícil acesso, como o mar e o espaço ou que auxiliam em procedimentos médicos. Na Educação, a robótica tem por objetivo desenvolver o raciocínio e a lógica na construção de algoritmos e programas para controle de mecanismo.

É um projeto que favorece o planejamento e organização de projetos, motiva o estudo e análise de mecanismos existentes

Like it? Share it!


Voltz

About the Author

Voltz
Joined: January 22nd, 2021
Articles Posted: 3

More by this author