Caminhos de santiago de compostela

Posted by Bethy Cabal on July 19th, 2019

Como se preparar para o caminho de Santiago

Como se Preparar para o Caminho de Santiago: Dicas e Exercícios

Quero fazer o Caminho do Peregrino até Santiago: de que rotas posso escolher?

Mais da metade (63%) dos peregrinos escolhem a rota francesa, mas há outras nove rotas alternativas que percorrem diferentes lugares até chegar a Santiago de Compostela.

No entanto, apesar do fato de que cada vez mais pessoas estão se juntando a esta aventura, é necessário saber antes de começar que a preparação, tanto física como espiritual, é muito importante para iniciar a jornada.

É necessário ter em conta não só o treino prévio, mas também a escolha da roupa, a carga da mochila ou os exercícios de recuperação entre as diferentes etapas da viagem.

Antes de começar a andar

A primeira coisa a fazer antes de começar o Caminho de Santiago é treinar: é necessário tonificar e dar elasticidade aos músculos, principalmente os das pernas, costas e pescoço.

A Xunta de Galicia recomenda a formação alguns meses antes de iniciar a peregrinação, por exemplo, caminhar em diferentes terrenos, aumentando gradualmente no tempo e na dificuldade.

É importante saber que as etapas diárias do Caminho são entre 25 e 30 quilómetros, pelo que o treino prévio é fundamental.

Além disso, é aconselhável que a última fase do treinamento seja feita com a mochila carregada, para avaliar o peso que cada um pode carregar e a resistência do próprio corpo.


A escolha do calçado é também uma questão vital a ter em conta durante a preparação da rota.

A primeira coisa a fazer é não usar calçado novo, a fim de evitar fricções e bolhas e para garantir que está o mais adaptado possível ao pé.

O melhor calçado para o caminhos de santiago de compostela é a bota de 'trekking', pois esta proporciona um grande apoio ao tornozelo.

Embora os sapatos esportivos possam ser usados no verão, há também botas de montanha mais leves para a estação quente.

No entanto, qualquer que seja o calçado que escolher, é extremamente importante que o fixe correctamente todos os dias.

Like it? Share it!


Bethy Cabal

About the Author

Bethy Cabal
Joined: July 19th, 2019
Articles Posted: 1