Clinica do Sono Brasilia - Polissonografia ; Sono Brasília

Posted by sonobrasilia125 on July 24th, 2019

Clinica do Sono em Brasília. Exame de Polissonografia

Narcolepsia

É o distúrbio de sonolência excessiva conhecido há mais tempo. Foi descrito por Gelineau em 1881 e apenas em 1999 se começou a conhecer sua causa.

A narcolepsia caracteriza-se por sonolência excessiva associada a cataplexia e outros fenômenos do sono REM tais como paralisia do sono e alucinações hipnagógicas. A sonolência é muito intensa, incapacitante. Cochilos diurnos recorrentes ou sono involuntário acontecem diariamente em qualquer situação.

Cataplexia é uma perda súbita do tono dos músculos posturais desencadeada por uma emoção intensa como riso, raiva ou medo. A pessoa pode cair ou apenas sentir-se fraca e necessitar sentar-se. “clinica sono brasilia

Paralisia do sono ocorre ao adormecer. A impossibilidade de movimentar-se pode ser assustadora.

Alucinações hipnagógicas podem ocorrer junto com a paralisia. São sonhos, visões.

Na narcolepsia a pessoa pode adormecer em meio a alguma atividade e, nesses momentos, acontecem comportamentos automáticos sem que a pessoa lembre. Sono fragmentado é característico e leva alguns pacientes a pensar que sua sonolência deve-se à noite mal dormida e a tomar hipnóticos.

Na polissonografia demonstra-se os problemas do sono REM. A latência ao REM que deve ser de 90 minutos será na narcolepsia de menos de 20 minutos.

A causa da narcolepsia é a deficiência de neurônios que produzem hipocretina no hipotálamo. Aparentemente, fenômenos inflamatórios causam a destruição da fina camada desses neurônios fundamentais para a manutenção da vigília.

Tratamento da Insonia

Insonia pode ser tanto a dificuldade de iniciar o sono como de manter o sono ou mesmo a percepção de sono não-reparador. O número de horas de sono pode não estar reduzido, mas a maioria dos insones sente fadiga, cansaço fácil, ardência nos olhos, irritabilidade, ansiedade, fobias, incapacidade de concentrar-se, dificuldades de atenção e memória, mal-estar e sonolência.

Para alguns especialistas, o diagnóstico de insônia requer a existência dessas perturbações do bem-estar no dia seguinte, além da dificuldade com o sono. Surpreendentemente, porém, alguns pacientes que relatam passar a noite em claro, dizem-se bem dispostos de dia. Esses são classificados como insones “paradoxais”.

Tratamento

Uma vez que a insônia é um distúrbio complexo e multifacetado seu tratamento pode exigir múltiplas abordagens. Para as insônias transitórias, que duram um ou dois dias, a solução mais prática são os hipnóticos por até quatro semanas.

A busca de hipnóticos é tão antiga como a medicina. O deus da medicina aparece em baixos-relevos do século IV AC com um ramo de papoulas na mão. Chás e infusões de ópio foram usados para induzir o sono até recentemente. A morfina deriva seu nome de Morfeu, o deus do sono. Atualmente, o uso de hipnóticos tornou-se bastante seguro mas mesmo quando havia riscos, esses nunca afastaram os pacientes da tentação do sono instantâneo. “polissonografia asa norte

Os laboratórios do sono procuram estabelecer –por meio da história clínica e, às vezes, da polissonografia– as causas da insônia e instituir tratamentos capazes de corrigi-las. Em grande percentagem de casos a solução pode ser permanente.

Like it? Share it!


sonobrasilia125

About the Author

sonobrasilia125
Joined: June 18th, 2019
Articles Posted: 14

More by this author